mariana, o livro dos minerais

mariana, o livro dos minerais

mariana, o livro dos minerais

autoria : Mo Maiê
gênero : prosa/entrevistas
lançamento : 2023
idioma : português
formato : 13 x 21,5 cm
tiragem : 350 exemplares
páginas : 129
ISBN : 978-65-84611-11-5
edição e revisão : Maíra Vale
revisão final : Crislane Rosa
projeto gráfico e diagramação : Deisiane Barbosa
ilustrações e capa : Mika Raiz
fotografias : Mo Maiê; Pollyanna Assis
encadernação : Luana Oliveira


mariana, o livro dos minerais tem como fio condutor memórias do ribeirão do carmo, ao longo de seu curso, desde sua nascente até o momento em que deságua no mar. as memórias deste rio, que se transforma em rio doce, vão confluindo com estórias de águas, montanhas, minerais e personas, zeladoras das memórias, rituais e tradições de suas comunidades, em mariana, bento rodrigues, paracatu de baixo, barra longa e gesteira.

este é o terceiro livro da série árvores, memórias e reflorestamentos. lançada em 2021, ela é formada por livros, e-books, fanzines, documentários e podcasts. trata-se de uma coletânea de obras relacionadas à oralidade, à transmissão de saberes e fazeres, à preservação de memórias, narrativas, estórias, cantigas, danças, lutas marciais e cosmogonias de diferentes povos e territórios da áfrika e da diáspora negra.

a tessitura desta série, que também é um memorial, está pautada na ideia do reflorestamento cultural – uma tecnologia social, artística, medicinal, que nasce da arte ancestral da contação de estórias e da escuta afetiva, através de fluxos de trocas e confluências entre rotas transatlântikas.

\

conheça os volumes anteriores: vol. 1, transatltântika, o livro de areia e vol. 2, tempo, o livro das árvores.