andarilha é uma editora caminhante, costureira de livros, literaturas e visualidades. em curso desde 2019, está sempre em fluxo, a partir do Recôncavo da Bahia, ao encontro de autoras/es, leitoras/es e modos de propor espalhamentos poéticos.

o que nos movimenta é a criação de livros artísticos ~ objetos que experimentem formatos diversos, que expressem também pela maneira como o seu conteúdo se materializa e que ousem na proposição de leituras.

nossa linha editorial atende às literaturas plurais : narrativas em prosa, poesia, ficção, não ficção, visualidades diversas e tudo o que se inventa na confluência de gêneros.

apostamos na delicadeza e minúcia dos fazeres artesanais, cultivando, a cada projeto de livro físico, pequenas tiragens entre 50 e 200 exemplares. todavia, estamos abertas também à experimentação em formatos digitais de publicação.

nossa instiga é fortalecer a pluralidade no setor editorial, potencializando o registro de narrativas diversas, produzidas, especialmente, de lugares dissidentes ~ das bordas.

por isto, o movimento, a busca ~ as conexões que somente o caminho estabelecem.

~

trabalhamos numa proposta de publicação independente : cuidamos de toda a produção editorial, desde a concepção artística do livro, à sua materialização ~ realizamos revisão e editoração; elaboração do projeto gráfico; diagramação; registro do ISBN; impressão; encadernação.

também contamos com a colaboração de outras/os artistas, sempre que os projetos solicitam ilustrações ou diálogo com visualidades diversas.

conforme determinada dinâmica de produção, reservam-se à autora / ao autor todos os direitos de sua obra e também a autonomia na sua distribuição.

* saiba como publicar pela andarilha *

~

adeptas às movimentações, a cada novo projeto vamos somando equipes múltiplas, contando com a colaboração de artistas diversas/os.

em suma, somos :

deisiane barbosa
deisiane barbosa

coordenação editorial, produção gráfica e comunicação \ \ poeta, escritora, artista-etc, nascida e caminhante no Recôncavo da Bahia. mestra em artes visuais (UFPE), faz pesquisas em literatura, performance, videoarte e livro-objeto. desde 2015 costura os próprios cadernos e livros.  

luana oliveira
luana oliveira

encadernação artesanal / / artista visual, ilustradora e costureira de papel do ateliê Alinhavos. vive em Cachoeira, BA. graduanda em artes visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. trabalha com ilustração digital, rascunha memórias vividas e inventadas.  

maíra vale
maíra vale

edição e revisão \ \ escritora e antropóloga. gosta de correr mundos e habitar palavras. doutora em antropologia social pela Unicamp. trabalha com escrita acadêmica e literária, com experiência em revisão e editoração de livros e anais de seminários.